escola de sargentos

Na visita final, união e demonstração de força impressionam o comandante do Exército

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas, Diário
General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira esteve em Santa Maria e percorreu as unidades militares do município

Missão cumprida. Na primeira visita do comandante do Exército Brasileiro, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, a Santa Maria - e a última passagem antes do anúncio oficial quem sediará a Escola de Sargentos das Armas (ESA) -, o único município gaúcho nesta batalha demonstrou ao chefe máximo do Exército o quão preparado está para ser o endereço da chamada "nova ESA". O potencial e a capacidade ficaram evidentes na breve passagem do "número 1" por algumas das 22 organizações militares que Santa Maria sedia. Se a questão técnica impressionou graças à operacionalização, a hospitalidade e a mobilização social abrilhantaram ainda mais a inspeção.

Só uma interferência externa tira a ESA de Santa Maria

O comandante reconheceu a potencialidade de Santa Maria e reafirmou que a cidade é forte candidata a receber a escola. Mesmo não tendo antecipado qual município larga à frente, o general manteve tom de ponderação ao se pronunciar. No entanto, entregou, novamente, ter ficado "impressionado" com o que viu em solo gaúcho. 

_ O engajamento do poder público e da sociedade é muito grande em Santa Maria. A localização do município, as organizações militares, os veículos blindados e motorizados e a estrutura pronta impressionam. A disputa está bastante equilibrada, falou ao Diário. Ele reforçou que, até a decisão final, a ser conhecida provavelmente no próximo mês, apenas as "questões técnicas serão levadas em conta".

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Diretora de Jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger, entregou ao general um quadro que simboliza o ?enlace? do Estado com o Exército

MARCAÇÃO

Envolvido desde 2020 na busca pela ESA para Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) que, nesse período, percorreu os gabinetes de Brasília e de Porto Alegre em busca de apoio político, foi o anfitrião da vinda do alto comando do Exército. O chefe do Executivo municipal colou nos generais que inspecionavam as instalações militares. Pozzobom reiterou o que, nos últimos dias, tem sido a tônica da fala dele: a de que, tecnicamente, Santa Maria atende todos os requisitos para receber a Escola de Sargentos: 

_ Sem soberba, mas nenhuma outra cidade se mobilizou como Santa Maria. Tudo o que o Exército Brasileiro precisa, nós dispomos aqui. Tenho convicção de que o comandante saiu do município impressionado.

Em dia importante para cidade, Diário tem capa especial na edição impressa

Desde a noite de quarta-feira em Santa Maria, o comandante do EB chegou ao município de avião. Do aeroporto da Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria (Basm), ele seguiu até o Hotel de Trânsito. Até chegar ao local, pelo veículo oficial que o levava, ele visualizou a mobilização social em outdoors, banners e faixas espalhadas pela cidade e homenagens de boas-vindas para a ESA. Ainda ontem, o general Paulo Sérgio recebeu das mãos da diretora de jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger, um quadro com a edição de quinta-feira, em que um convite de casamento entre Santa Maria e o Exército Brasileiro estampava a capa e a contracapa do jornal. O comandante reconheceu o trabalho e a dedicação do Diário a partir da homenagem feita.

Santa Maria à espera do 'sim' da ESA

_ A campanha pela ESA fixou morada e conquistou o coração dos santa-marienses. No dia da última visita do comando do Exército antes do anúncio da cidade que irá sediar a Escola de Sargentos, a ideia de reproduzir um convite de casamento na capa, pedindo o "sim" da ESA, foi para reafirmar a nossa convicção de que Santa Maria é, sem nenhuma dúvida, a melhor entre as três pretendentes que cortejam a ESA. Santa Maria e o Exército têm um caso de amor de longa data. Nossa cidade é companheira fiel e promete cuidar muito bem dos novos integrantes da família militar: em tempos de paz e em momentos de luta, nos dias difíceis e nas horas de celebrar, "por 200 anos ou pelo resto da vida", como afirmou o comandante do Exército _ destacou Fabiana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em Ponta Grossa, Exército faz vistoria de estruturas Anterior

Em Ponta Grossa, Exército faz vistoria de estruturas

Próximo

Santa Maria à espera do 'sim' da ESA

Política